domingo, 22 de novembro de 2009

"Deixa Ela Entrar" - (Suécia, 2007)

Se alguém chegasse para você e lhe convidasse para assistir um filme sueco, o que você diria? A minha primeira reação foi, confesso, um tanto quanto ignorante: “nossa, nunca pensei que tem gente fazendo filmes na Suécia...”. É óbvio que fazem. Se são bons ou não, é outra conversa. Pois bem, resolvi ir. O filme escolhido foi “Deixa Ela Entrar”, dirigido por Tomas Alfredson e com roteiro de John Ajvide Lindqvist, lançado em 2007, mas que só chegou ao Brasil esse ano. Eu adorei!


O filme conta a história do garoto Oskar que, maltrado por colegas de escola, está sempre sozinho, brincando sozinho, pensando sozinho, fazendo tudo sozinho. Até o dia em que ele vê duas pessoas se mudarem para um dos apartamentos de seu prédio, um senhor e uma menina – mais ou menos da idade de Oskar, entre 12 e 14 – presumivelmente pai e filha. Tudo vai normal, mas quando a menina começa a ir ao playground em frente ao prédio na mesma hora que ele – diga-se de passagem, de madrugada e em um frio de rachar – ele começa a ficar incomodado, já que ela não conversa muito, tem hábitos estranhos e nunca é vista de dia.


Neste momento, você, cinéfilo voraz e leitor mais que esperto, já percebeu que há algo errado com a garota. Sim, é um filme sobre vampiros.


Não pense você, caro leitor, que fui jogado à moda “Crepúsculo”, pelo contrário, gosto de histórias de vampiros desde muito tempo, muito antes dessa estranha onda de vampirismo-pop que esta série trouxe. “Deixa Ela Entrar” é um filme sobre vampiros, sim, mas é, talvez principalmente, sobre amizade, dificuldades na adolescência e o quanto precisamos de ajuda em certos momentos da nossa vida.


As atuações são excelentes, principalmente dos dois meninos que levam boa parte da história nas costas e o fazem com maestria, apesar de muito jovens.


Um filme recomendado por Conselho Vendido!


PS: OS POSTS SOBRE FILMES CONTÉM, SEMPRE QUE POSSÍVEL, UM LINK PARA O TRAILER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário