segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Ella and Louis" - Ella Fitzgerald and Louis Armstrong - 1956

Ella and Louis é simplesmente um exemplo de disco perfeito. Não há nenhuma nota fora de lugar – nem do trompete de Louis e nem da voz em scat de Ella – nenhuma canção fora de tom. Perfeito.


Devo confessar que eu não sou muito fã de jazz. Para ouvir longos solos em que só os instrumentistas parecem estar se divertindo, prefiro ouvir rock progressivo. Porém, esse disco sempre esteve no senso comum de minha família, tanto que o escuto desde muito tempo. Já sei as músicas decoradas, inclusive os agudos de Ella e os graves de Louis.


Lançado em 1956, com participação do quarteto de Oscar Peterson, traz canções dos irmãos Gershwin, de Irving Berling, Hoagy Carmichael, entre outros. O album faz parte de uma trilogia gravada pelos dois entre os anos de 1956 e 1958 – sendo seguido de “Ella and Louis Again” e “Porgy and Bess”, também dois maravilhosos discos.


Pois é. Quando eu digo que não gosto muito de jazz, é verdade, porém eu adoro esse três encontros! Experimente ouvi-los bem acompanhado/a e com uma boa taça de vinho. Você vai ver os milagres que eles fazem!


AQUI está uma pequena amostra da mágica! Uma de minhas favoritas, "Under a Blanket of Blue"


Nenhum comentário:

Postar um comentário